Reflexões

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aprendendo com Gideão - Parte 1

Reflexão em Juízes
Aprendendo com Gideão - Parte 1


A história volta a repetir-se

Depois da morte de Josué repetia-se sempre um ciclo na vida do povo de Israel:
- Primeiro eles serviam ao Senhor por um tempo;
- Depois afastavam-se de Deus;
- Em seguida, Deus permitia que outros povos os oprimissem;
- Depois disso, eles pediam perdão ao Senhor;
- E então, Deus enviava Juízes para livertar o povo.
- Por fim, eles serviam ao Senhor por mais um tempo e voltava todo esse ciclo.

Gideão foi o quinto Juíz.


Dá-me sinais de que está comigo

Mais um povo estava dominando os Israelitas. Dessa vez eram os midianitas.

"Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor." Juízes 6:6

Ao clamarem por socorro mais uma vez Deus ouviu suas súplicas e então chegou a vez de Gideão lutar por eles.

"Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: 'O Senhor está com você, poderoso guerreiro'." Juízes 6:12

Ao ouvir isso, Gideão indagou ao Senhor, pois como Deus poderia estar com eles sendo que estava acontecendo tudo aquilo. Ele começa a cobrar do Senhor tudo aquilo que ouvira de seus antepassados. "Onde está suas maravilhas Senhor?" e termina dizendo: "Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".

A conversa prosseguiu. Deus disse que Gideão libertaria o povo de Israel, porém Gideão já lançou uma palavra de desânimo: "Senhor como posso libertar esse povo se meu exército é o mais insignificante?"
Então o Senhor diz: "Eu estarei contigo!"

Como é difícil acreditar. Como é difícil ter uma fé capaz de andarmos no escuro.
Gideão não acreditou de imediato, foi por isso que pediu algum sinal de Deus para confirmar essa palavra.

"E Gideão prosseguiu: "Se de fato posso contar com o teu favor, dá-me um sinal de que és tu que está falando comigo." Juízes 6:17

E então ao longo do capítulo Deus dá vários sinais para Gideão.


Aprendendo com Gideão

Também somos pequenos. As vezes não temos forças para nada. Estamos passando por tantas lutas que se Deus chegar em nós e dizer pessoalmente que está conosco é capaz de indagarmos à Ele igualzinho fez Gideão, se não fizermos pior ainda.
O fato é que as vezes nem nos sinais acreditamos mais.

Mas Deus cumpre suas promessas. Ele nunca nos abondona, mesmo que pareça que Deus esqueceu-se de nós.

Deus disse a Gideão: "Eu estarei com você e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem". Juízes 6:16.

Olha só o poder que nos é dado por Deus. Devemos crer nessa palavra.
Afinal a bíblia já nos confirma isso dizendo: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE" (Filipenses 4:13)

Deus te diz nessa hora: "FORÇA, VÁ EM FRENTE. EU ESTOU CONTIGO!"
Peça sinais à Ele. Ele lhe mostrará maravilhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...