Reflexões

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aprendendo com Jefté

Reflexão em Juízes
Aprendendo com Jefté


Quem foi Jefté?

Jefté era um guerreiro valente, filho de Gileade com uma prostituta.
Para não receber nenhuma herança, Jefté foi expulso pela mulher de Gileade, porém um tempo depois, os amonitas entraram em guerra contra Israel e então os líderes de Gileade foram buscá-lo para ser comandante cotnra os amonitas. (Juízes 11:1-6)


O Voto

"E Jefté fez este voto ao Senhor: "Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que vier saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto". Juízes 11:31

Algumas coisas aconteceram até aí. Foi então que Jefté resolveu fazer um voto com o Senhor.
Fazer um voto com o Deus que não muda, o Deus que promete e que faz.

Deus ouviu o pedido e o voto de Jefté e o atendeu.
"Então Jefté foi combater os amonitas, e o Senhor os entregou nas suas mãos." Juízes 11:32



A fidelidade

"Quando Jefté chegou à sua casa em Mispá, sua filha saiu ao seu encontro, dançando ao som de tamborins. E ela era filha única. Ele não tinha outro filho ou filha. Quando a viu, rasgou suas vestes e gritou: "Ah, minha filha! Estou angustiado e desesperado por tua causa, pois fiz ao Senhor um voto que não posso quebrar". Juízes 11:34-35

Meu Deus! Que angústia! Que sofrimento! Ao ler isso comecei a imaginar o quão difícil foi para Jefté. Ao ver sua filha, seu coração deve ter saltado da boca. Suas pernas devem ter perdido a força. E seu corpo deve ter começado a suar frio. Estava lá. A primeira a sair de sua casa, dançando alegremente. Repito. Que sofrimento!

E agora como cumprir o voto feito com o Senhor?
Jefté poderia esquecer do voto, mas ele escolher ser Fiel!

Ele não voltou atras e cumpriu aquilo que prometera a Deus.
"...ela voltou a seu pai, e ele fez com ela o que tinha prometido no voto." Juízes 11:39

O voto de Jefté pode ter sido precipitado. Quantas vezes não somos precipitados? Quantas vezes não metemos os pés pelas mãos? Não podemos nem contar.

Devemos ser sábios ao abrir nossa boca. Aquilo que vamos falar, deve ser muito bem pensado.

Mas o que quero destacar não é o erro de Jefté e sim sua fidelidade.

Ele foi fiel a Deus cumprindo o seu voto.

Devemos seguir esse exemplo, pois devemos ser fiel a Deus, mesmo que para isso a gente perca as coisas mais preciosas da vida.

Infelizmente não temos agido assim, pois muitas vezes não abrimos mão das nossas vontades, do nosso tempo, do nosso trabalho, da nossa vida por Deus.

Vamos refletir nisso: Tenho sido fiel a Deus? Onde eu preciso abrir mão de alguma coisa para cumprir com a vontade do Senhor?

Aprenda com Jefté e seja fiel!

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...